BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

1º PRÊMIO RECEBIDO DO VEJABLOG - MELHORES BLOGS DO BRASIL

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil BLOG ESIOPOETA

SEGUIDORES

ACESSOS

contador de acesso

ROMARIA PIRAPORA 2013 - ESIOPOETA E AMIGOS

CLIQUE PARA LER O NOVO LIVRO DE SONETOS DE ESIOPOETA- CONTEMPLAÇÃO

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO DE SONETOS APRENDIZ DA PALAVRA DO POETA ESIO

RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU E-MAIL

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

10 de maio de 2010

ENCONTRO





Encontro

Num banco de jardim de abandonada praça,
Quando a tarde morria em fulgores e graça,
Sentaram certa vez, por capricho, ao acaso,
A velhice a mostrar suas luzes de ocaso
E a juventude em luz nos fulgores da aurora...
... Um silêncio sem fim aconteceu nest’hora.
Envolta em luzes mil a bela juventude
Passou a enaltecer toda a sua virtude:
–“Tenho força e fulgor, anseios e beleza,
A meus pés chego a ter tudo da natureza!
Com passos firmes sigo e avanço na jornada,
A vida para mim brilha sempre encantada!
–“Por onde passo esparjo os louros da vitória,
O que quero consigo e brilho nesta glória!
Sei correr, sei pular, saltar, jamais me canso,
E o que no céu cintila, em êxtase eu alcanço!
O futuro me espera em luzes e fulgores,
E a estrada onde palmilho é recheada de flores.
–“Posso tudo vencer num rápido momento,
E, uma vida sem fim tenho por mandamento!
Posso abraçar o céu, pois o céu me pertence,
E nem a Eternidade em seu fulgor me vence,
O que quero conquisto e a conquista me chama,
Em coroas de luz fulgura a minha fama!
–“Se tudo posso ter, quando minh’alma sonha,
Às glórias que acumulo eu me vejo enfadonha.
Não preciso lutar para ter o que quero,
E o que procuro ter nem um instante espero.
É por esta razão que num brilho fremente,
Penso ser uma Deusa eterna e Onipotente!...”
E desatou a rir em sua garrulice
Quando pôs-se a falar com ternura a velhice:
–“Tudo o que hoje possuis, também já tive um dia
Mas agora somente a esperança me fia.
Já não posso correr e lutar já não posso,
Mas não invejo, não, teus feitos de colosso.
–“Pensas na Eternidade e ela é veloz qual raio
Que deslumbra e depois descamba num desmaio,
Pretendes ser a luz, mas de forma aziaga,
Na hora da precisão a luz também se apaga;
Podes correr, subir e galgares montanha,
Mas na encosta, porém, é que o mar alvo a banha;
–“Se os sonhos podes ter a um teu único apelo,
Ao fim desta existência é negro o pesadelo.
Se te pertence o céu, se te pertence a glória,
O que vale vencer, o que vale a vitória?
Vives sempre correndo atrás da áurea esperança,
Eu ando junto dela e de mim não se cansa.
–“Vivo um dia por vez sempre com novo encanto
E ele sempre me ensina um novo e terno canto.
Se teu caminho azul é recheado de flores,
A vida é meu caminho exótico de amores.
Se perfumas ao vento eu perfumo os meus dias,
Se vives o prazer eu vivo de magias,
–“Pode ser que o porvir que em ânsias tu esperas,
Jamais chegue a florir quais loiras primaveras.
Olhas o imenso céu e as aves pensas tê-las,
Eu já vivo no céu coroada de estrelas!
O que pensas buscar e anseias num desejo,
Encontra meu olhar na carícia de um beijo.
–“Pensas dar teu amor a todas as pessoas,
Eu deste amor tenho hoje as melhores coroas.
Se queres ser o sol com a sua virtude,
Tu somente terás a sua luz que ilude.
Eu tenho a mansidão, e o afeto desta vida,
E se olho para trás a estrada é colorida!
–“Cuidado, juventude, esta incontida ânsia,
Há de pôr entre nós um mundo de distância.
Porém, se no amanhã venceres a jornada,
Por certo irás ficar com a alma apaixonada.
E sentirás por fim, presa à nova crendice,
Que é prata a Juventude e o ouro é da Velhice!”



14.08.2001



Esio Antonio Pezzato

0 COMENTE AQUI:

Minha Ana Maria e Sissi

Apresentação Poema "O Evangelho Segundo Judas Ish-Kiriot" Loja Maçônica Acácia Barbarense

ARQUIVO

PESQUISAR ESTE BLOG

..

ADMINISTRADORES