BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

1º PRÊMIO RECEBIDO DO VEJABLOG - MELHORES BLOGS DO BRASIL

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil BLOG ESIOPOETA

SEGUIDORES

ACESSOS

contador de acesso

ROMARIA PIRAPORA 2013 - ESIOPOETA E AMIGOS

CLIQUE PARA LER O NOVO LIVRO DE SONETOS DE ESIOPOETA- CONTEMPLAÇÃO

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO DE SONETOS APRENDIZ DA PALAVRA DO POETA ESIO

RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU E-MAIL

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

1 de setembro de 2013

Hino Nacional Brasileiro




                                  Quadro que retrata o grito do Ipiranga



Nesta semana comemoramos a Semana da Pátria. Hoje quase esquecida, essa Semana já foi, em época passada,  uma Semana gloriosa. Alunos de todas as escolas públicas e particulares de nossa cidade se uniam para um grandioso espetáculo que acontecia no Estádio Barão da Serra Negra. Havia, também, o desfile pelas ruas centrais da cidade.
Semana da Pátria lembra, imediatamente, nosso Hino Nacional que narra uma história, acontecida em São Paulo, às margens do Riacho Ipiranga, quando D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil...
No ano de 1822, dia sete de setembro, reza a História, que Dom Pedro I, às margens do Riacho Ipiranga, localizado em São Paulo, proclamou a Independência do Brasil.
O fato é que ficamos livres do poder que nos exercia Portugal e passamos a ser uma Nação. 
Interessante lembrar que cerca de trinta anos antes, houve a Inconfidência Mineira e Tiradentes foi enforcado por querer também a Liberdade de nosso País. 
Bem, para comemorar o feito, o compositor Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865) compôs uma música para enaltecer o fato. 
Nos anos de 1830, foi colocada uma letra no Hino que comemorava a abdicação de D. Pedro I, que não caiu no gosto popular.
Depois, durante a coroação de D. Pedro II, o Hino foi executado como o Hino Nacional Brasileiro.
Era uma imponente Marcha Triunfal E, durante décadas, essa composição foi executada, porém, sem letra.
No ano de 1906 foi realizado um concurso para  colocação de uma letra no Hino. Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) foi o vencedor do concurso. A letra do Hino foi oficializada em 1922 pelo então Presidente Epitácio Pessoa e permanece até hoje.
Hoje essa data tão importante, assim como o 15 de Novembro, o 9 de julho, o 21 de abril, são relegadas e os alunos quase nada sabem do verdadeiro significado das mesmas. Apenas servem como feriado que serve, na maioria das vezes, para matar a semana.
Os desfiles estão fora de moda, cantar o Hino Nacional Brasileiro nos dias de hoje, parece um absurdo. Poucos sabem cantá-lo em sua totalidade.
Certo que é uma letra um tanto comprida, com vocábulos pouco usados no dia a dia, mas os professores de Português deveriam ensinar a letra aos alunos, deveriam fazê-los cantarem ao menos uma vez por semana.
A música do Hino Nacional Brasileiro é muito linda. A letra é uma das mais inspiradas composições poéticas de nosso Brasil. Estudá-la, entendê-la, interpretá-la é um raro prazer. Descobrir a métrica variada, os decassílabo heróicos, os endecassílabos, os versos tetrassílabos, a cesura perfeita dos mesmos, as palavras proparoxítonas em oito versos da primeira e segunda parte, é algo que todo brasileiro deveria saber.
Uma curiosidade: a Introdução do Hino Nacional Brasileiro tem letra, de autoria do Poeta Américo de Moura, nascido em Pindamonhangaba.
Para terminar repasso aos queridos amigos leitores da Gazeta, a letra inicial que poderia ser cantada na introdução de nosso Hino Nacional Brasileiro.

Espera o Brasil
Que todos cumprais
Com o vosso dever
Eia avante, brasileiros
Sempre Avante!

Gravai o buril
Nos pátrios anais
Do vosso poder.
Eia avante, brasileiros 
Sempre avante!

Servir o Brasil
Sem esmorecer,
Com ânimo audaz
Cumprir o dever,
Na guerra e na paz,
À sombra da lei,
À brisa gentil
O lábaro erguei
Do belo Brasil.
Eia sus, oh sus!



0 COMENTE AQUI:

Minha Ana Maria e Sissi

Apresentação Poema "O Evangelho Segundo Judas Ish-Kiriot" Loja Maçônica Acácia Barbarense

ARQUIVO

PESQUISAR ESTE BLOG

..

ADMINISTRADORES