BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

1º PRÊMIO RECEBIDO DO VEJABLOG - MELHORES BLOGS DO BRASIL

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil BLOG ESIOPOETA

SEGUIDORES

ACESSOS

contador de acesso

ROMARIA PIRAPORA 2013 - ESIOPOETA E AMIGOS

CLIQUE PARA LER O NOVO LIVRO DE SONETOS DE ESIOPOETA- CONTEMPLAÇÃO

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO DE SONETOS APRENDIZ DA PALAVRA DO POETA ESIO

RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU E-MAIL

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

22 de novembro de 2009

SONETOS DO LIVRO "OFICIO DE POETA III"



Eterno elixir

Às vezes tento pôr no verso que fabrico
Gotas d’ouro de mel de inspiradas abelhas.
E quanto mais escrevo eu me torno mais rico,
Que as palavras são luz brilhando iguais centelhas.

O verso é minha capa e as estrofes são telhas
Que protegem meu sono em locais onde fico.
As palavras reúno em rebanhos de ovelhas,
E com elas me aqueço e a Deus me glorifico!

Meu verso é puro, é claro, e é sonoro, e percebo,
Que se transforma em água e é doce e é cristalino,
Meu eterno elixir quando na fonte o bebo.

Bem mais que minha vida é o verso que ora teço,
Porque com ele em mim desvendo o meu destino,
E a quem eu quero bem, com amor o ofereço.

21.05.2002


Medo

Da vida, ao me sentir ameaçado,
Eu me fecho num círculo perfeito.
Assim desta maneira enclausurado,
Às intempéries sinto-me insujeito.

Sem rebarbas que possa ser tocado,
Oculto o coração dentro do peito.
Desta forma não posso ser domado,
A ataques de surpresa – vivo afeito.

Por isso às agressões estou imune,
Ao mundo ingrato sempre saio ileso
E a palavra de fogo não me pune.

Dou a volta ao redor de cada engodo,
Dos desejos que tenho sei-me preso,
E das minhas verdades sou um Todo.

21.05.2002


Caminhos e caminhos

Caminhos e caminhos e caminhos.
E eu aqui – frente a rumos a seguir...
Tantos passam por mim e vão sozinhos,
Que me atrevo a ir buscar o meu porvir.

Ouço além esfuziantes burburinhos:
São crianças que chegam a sorrir...
Todas elas cantando a voz dos ninhos,
– Impossível que possam me trair!

Apresso o passo e vou no rumo delas:
Todas com lindos sonhos, tagarelas,
Esperanças nas mãos... e lá vou eu...

Mas ao chegar de vez junto às crianças,
Percebo atrás de mim as esperanças,
E contemplo um passado... que morreu...

05.11.1996


No silêncio

No silêncio da minha solidão
Em vão procuro achar tua presença.
Nessa angústia minh’alma se condensa
Não acho lenitivo ao coração.

Murmuro a mais tristíssima canção
Buscando as rimas de esquecida crença.
Porém, no peito a dor é tão intensa,
Que à voz do canto fico sem razão.

Em labirintos de tristezas erro...
Num cárcere moldado a angústia e a ferro
Perpétua é a pena por saber-me só.

Sem ar, sem luz, sem fé, vago nas trevas...
Só tu, sofrida vida, é que me levas,
Para o deserto de tristeza e pó.

20.10.2004
00:10h.


Abandono

Foste a ilusão de um sonho simplesmente...
Um sonho que ruiu em tempestade.
Que transformou esperas em saudade,
Apodrecendo ainda na semente.

Foste um sonho feroz, cruel, latente,
Que do castigo fez a suavidade.
E que à alma escrava trouxe a liberdade,
Trazendo ao frio o referver mais quente.

Foste o Nada podendo ser o Tudo,
Tétrica noite a recobrir o dia,
Para o Poeta trouxe o canto mudo.

Abandonado neste imenso porto,
Morre-me o Verso, morre-me a Poesia,
E mesmo vivo sei que sou um morto.

21.10.2004

Sonhos de ilusão

Se existiu no passado ardente fantasia,
Neste presente vibra a dor, paira o abandono.
Dias atrás um sol de verão que fulgia,
Agora a solidão de um sepulcral outono.

Para ti dediquei versos numa poesia;
Primavera – sonhei na languidez do sono.
Hoje a noite que chega é letárgica e fria,
E sei que já não sou da tua mente – o dono.

Esquiva tu fugiste e me escondeste o rosto,
E eu – inverno glacial – sem trono e sem cajado,
Sou Senhor da Ilusão não impondo respeito.

Mordo o sonho e o sabor de amargo e ácido gosto
Desta batalha atroz me mostra derrotado,
E a lança desta Dor penetra no meu peito.

23.03.2004


Perfeição


À cadência do Verso mais perfeito
Eis que busco viver meu duro ofício.
E me ponho no altar do sacrifício
Para jamais compô-lo com defeito.

Ao cruel desafio estou afeito.
Chega-me a inspiração como um bulício.
Cada verso é um efêmero exercício
Que o Poeta procura satisfeito.

Mas assim que o poema está composto,
Tira, o Poeta, as bagas de seu rosto
E esquece a inspiração daquele instante.

Fica esquecido o verso na gaveta,
E ele parte buscando delirante,
Outra rima esquecida numa greta.

28.08.2003


Submissa


Eu te ofereço além dessa paixão extrema
A ânsia de dominar desejos e verdades.
Depois te conduzir à glória mais suprema,
Fazer-te sucumbir frente as minhas vontades.

Eu te ofereço mais... A mais preciosa gema
Que existe na palavra e prende em férreas grades.
Te ofereço grilhões e cristalino estema
Feito de etéreos nós, feito de insanidades.

Te ofereço o poder da submissão completa,
Tu sendo Musa-escrava, eu sendo o teu Poeta,
Para te contemplar na prisão do meu verso.

E estarás por prazer presa em tão ferrenho elo,
Que jamais poderás fugir deste castelo
Onde o Poeta-rei será teu Universo!

15.03.2006


Ésio Antonio Pezzato

2 COMENTE AQUI:

Anônimo disse...

Data: 20/11/2009, 14:29:13
Nome: Esio Orlando Gonzaga de Araujo
Com muita satisfação tenho a honra de descobrir um "xará" triplo por assim dizer: de ordem, de rito e de nome, levando-se em consideração que essas 3 variantes não são tão comuns em suas espécies. Só falta descobrir o nome histórico para saber se também somos xarás. Fiquei muito feliz. Parabéns meu irmão, sucesso.

Anônimo disse...

Data: 20/11/2009, 14:31:54
Nome: Esio Orlando Gonzaga de Araujo
Ah esqueci de um detalhe, se tiver um tempinho entre em contato, será um prazer manter contato.
três abraços,

esio@araujoezangotti.com.br

Minha Ana Maria e Sissi

Apresentação Poema "O Evangelho Segundo Judas Ish-Kiriot" Loja Maçônica Acácia Barbarense

ARQUIVO

PESQUISAR ESTE BLOG

..

ADMINISTRADORES