BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

1º PRÊMIO RECEBIDO DO VEJABLOG - MELHORES BLOGS DO BRASIL

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil BLOG ESIOPOETA

SEGUIDORES

ACESSOS

contador de acesso

ROMARIA PIRAPORA 2013 - ESIOPOETA E AMIGOS

CLIQUE PARA LER O NOVO LIVRO DE SONETOS DE ESIOPOETA- CONTEMPLAÇÃO

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO DE SONETOS APRENDIZ DA PALAVRA DO POETA ESIO

RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU E-MAIL

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

12 de março de 2012

MARIO STOLF - CRÔNICA


Na multiplicidade de sua vida Mário Stolf foi um ícone em Piracicaba. Era um homem bom, político sincero, numa época que políticos eram sinceros. Trabalhavam pelo prazer de colaborar com a Cidade. Davam tudo de si. Ah, aí chega a hora do salário: À época que Mário Stolf foi Vereador em Piracicaba, de 1956 a 1977, não havia salário... Depois, bem, depois a farra começou e ser Vereador ou ter qualquer cargo político virou espécie de trabalho remunerado. Belo e prazeroso jeito de viver bem, ter mordomias, e a gente já sabe o resto.
Lembro-me de Mário Stolf com carinho. A última vez que conversamos foi na Avenida Luciano Guidotti. E me dizia ele: essa gleba de terra era toda minha, mas certo religioso (e disse quem era) me ludibriou. Pediu uma parte dela para construir um Seminário e eu na boa-fé, acreditando que seria de fato importante para nossa cidade ter um Seminário dentro da cidade, doei. Qual não foi meu espanto tempos depois ver que fui enganado. A gleba de terra  que  doei  virou  um  condomínio  subterrâneo... Um cemitério. Pior mesmo foi pagar os impostos durante anos e ver, hoje, o ludíbrio, a mentira, a esparrela que fui vítima.
Mário foi um dos políticos mais atuantes e carismáticos de nossa querida Piracicaba. Faleceu de forma ingrata para um homem de 82 anos. Como? Atropelado. Muito ingrato mesmo isso.
Mário Stolf foi um ícone em nossa política. Vereador durante 21 anos foi vice-presidente de nossa Câmara, Secretário, foi membro da Comissão e Justiça Comissão de Obras Públicas, de Estudos Ambientais e poluição do Rio Piracicaba e membro fundador da Associação de Controle e Combate à Poluição Ambiental do Rio Piracicaba.
É pouco? Saudoso Herbert Levy, o popular Lisca, deputado e também alto funcionário do Banco Itaú, (diversas vezes estivemos juntos), me dizia que Mário Stolf era membro ativo do Instituto Genealógico Brasileiro. Mas Lisca gostava mesmo de dizer sobre nossa Piracicaba: adoro Piracicaba, posso dizer que sou fiel escudeiro do prefeito Luciano Guidotti e do Mário Stolf. E enchia o peito para bradar isso...
Mário foi um homem fora do contexto e fora do seu tempo. Era audacioso demais. Enxergava além dos olhos e além dos limites e além dos horizontes e muito além do presente. Foi autor da lei que criou o incentivo de poluição Agrícola e Introdução de novas técnicas. Preocupava-se com a ecologia e com a poluição coisa de 50 anos passados... quando ainda não havia as garrafas de
plástico, quando ainda não se poluía tanto águas dos rios, dos córregos, dos mares, quando a devastação das florestas não era ainda tão alarmante...
Mário também foi o autor do Primeiro Projeto de Lei do Brasil, criando a Imprensa Oficial dos Municípios.
Ah, Mário Stolf... hoje piracicaba com quase dois séculos e meio ainda relembra aquele que ajudou tanto na Organização do Bi-centenário de nossa cidade, na criação das Honrarias e na comissão para imortalizar num monumento, o grande Mário Dedini.
Mário que fez o primeiro traçado original de nosso Anel Viário, ainda no tempo de Homero Paes de Athayde, naquele final de ano de 1972. Mário via o futuro antes... tinha verdadeira obsessão pelo anel viário e também no traçado da rodovia do Açúcar. Ajudou também da construção da Ponte do Caixão e da Faculdade de Engenharia de Piracicaba e da Fundação Municipal de Ensino.
Mario Stolf teria completado em abril último 100 anos de vida. Passou batido. Como tudo passa batido aqui em piracicaba. Agora no próximo dia 11 de setembro fará 80 anos que Newton de Almeida Mello compôs a canção intitulada Piracicaba, que se tornou nosso Hino Oficial... Tivemos tantos importantes personagens mas... eu sempre digo e repito e volto a dizer: Piracicaba está se tornando estrangeira. Esquecida de vultos, de fatos, de história. Fantasmas aparecem e são honrados e glorificados e desaparecem da mesma forma...
Mário Stolf merecia mais. Como tantos outros... Neste agosto de tantas lembranças, Mário é nosso retratado no painel da saudade Caipira de minha memória.

Saudade, Mario. Sempre saudade. Mesmo as sepultadas num parque da ressurreição... Sepultadas e enganadas...

Esio Antonio Pezzato

0 COMENTE AQUI:

Minha Ana Maria e Sissi

Apresentação Poema "O Evangelho Segundo Judas Ish-Kiriot" Loja Maçônica Acácia Barbarense

ARQUIVO

PESQUISAR ESTE BLOG

..

ADMINISTRADORES