BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

1º PRÊMIO RECEBIDO DO VEJABLOG - MELHORES BLOGS DO BRASIL

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil BLOG ESIOPOETA

SEGUIDORES

ACESSOS

contador de acesso

ROMARIA PIRAPORA 2013 - ESIOPOETA E AMIGOS

CLIQUE PARA LER O NOVO LIVRO DE SONETOS DE ESIOPOETA- CONTEMPLAÇÃO

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO DE SONETOS APRENDIZ DA PALAVRA DO POETA ESIO

RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU E-MAIL

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

2 de maio de 2012

Anuar Kraide - Crônica


Anuar Kraide
Anuar Kraide foi casado com a professora Therezinha Ferraz do Canto Kraide, minha professora do primeiro ano no Curso Primário Anexo ao Instituto de Educação “Sud Menucci”.
Era assim mesmo que preenchíamos o cabeçalho todos os dias na Escola, isso em 1960.
Anuar Kraide fez o primário com minha mãe, isso nos anos 1930; de quem foi aluno da professora Jaçanã Althair Pereira Guerrini, esposa do já citado aqui Leandro Guerrini.
Anuar Kraide formou junto de Jorge Chaddad, que era proprietário do Céu Cor de Rosa, uma das mais profícuas parcerias musicais de nossa cidade.
Para dizer pouco, que o espaço é curto, é deles a autoria do Hino Oficial do Esporte Clube XV de Novembro, de nossa cidade, o “glorioso esquadrão...”
Outra parceira além de famosa: “Sinos do Bom Jesus”, que assim começa: “De longe se vê, que felicidade,
Jesus de braços abertos, abençoando a cidade...” tão bem interpretada pelo saudoso seresteiro Pedro Alexandrino.
Importante saber: nem Anuar, nem Jorge eram instrumentistas. Faziam as canções e os acordes no “lá, lá, lá...” e sem qualquer instrumento. Guardavam os acordes na memória, depois gravavam numa fita K-7 e depois um músico fazia os arranjos e colocava na pauta musical tais acordes.
Participaram e vencerem inúmeros Festivais de Música na cidade e em outros locais.
Segundo me contaram numa conversa, “Sinos do Bom Jesus” nasceu de maneira insólita: não se conheciam, foram apresentados e cada um deles tinha uma parte da canção. Foi uni-las e dar vida a uma das mais belas composições da dupla... “Sinos do Bom Jesus, que despertam a cidade, trazendo paz e amor, harmonia e felicidade...”
Certa vez me encontrei com Anuar na Rua Governador esquina da Prudente de Moraes. Era hora do almoço. Ele me pede para fazer a letra falando sobre a poluição do Rio Piracicaba. Ia haver um Festival de Música Ecológica do SESC. Cheguei a minha casa e a letra estava pronta na cabeça. Datilografei os versos, e levei a ele em sua casa, na Rua Alfredo Guedes.
Sei que ele e Jorge Chaddad puseram a música nos versos (uma primorosa marcha-rancho) e passei a fazer parte na autoria daquela dupla, que se tornou um trio, e foi a primeira letra para música que fiz.
Inscrita no Festival, em 1983, foi classificada e o conjunto formado pelos filhos de Anuar e de Therezinha, com outros músicos, deram vida a “Sonho e Realidade”. A Canção não foi para as finais, mas valeu pela apresentação muito linda e os arranjos fantásticos.
Depois ainda fiz a letra de “Motivos para Recordar”, que Anuar e Jorge musicaram numa linda valsa, que inscrita num outro Festival e interpretada pela minha professora D. Therezinha, classificou-se em primeiro lugar. Quanta honra.
Anuar faleceu no ano de 2000. Deixou centenas de canções compostas e inéditas. Seus filhos Afonso, Marcos e Beatriz, ainda executam e cantarolam os sambas, as valsas, os boleros, choros e marchas da famosa dupla. Anuar hoje é silêncio, é quietude, é ausência. Os alto-falantes do “Barão” a cada partida do XV de Novembro tocam o famoso “Salve o XV de Novembro, glorioso esquadrão...”
Vez em quando Jorge ainda vai até minha casa pedir uma letra para que a transforme em música... Faz falta danada o Anuar.
Vez ou outra subindo a Rua Moraes Barros, os “Sinos do Bom Jesus” que hoje vivem calados, repicam de harmonia em meu coração... “e toda a manhã, ao romper o dia, ouvem-se as badaladas da Ave-Maria...”

Esio Antonio Pezzato

0 COMENTE AQUI:

Minha Ana Maria e Sissi

Apresentação Poema "O Evangelho Segundo Judas Ish-Kiriot" Loja Maçônica Acácia Barbarense

ARQUIVO

PESQUISAR ESTE BLOG

..

ADMINISTRADORES