BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

1º PRÊMIO RECEBIDO DO VEJABLOG - MELHORES BLOGS DO BRASIL

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil BLOG ESIOPOETA

SEGUIDORES

ACESSOS

contador de acesso

ROMARIA PIRAPORA 2013 - ESIOPOETA E AMIGOS

CLIQUE PARA LER O NOVO LIVRO DE SONETOS DE ESIOPOETA- CONTEMPLAÇÃO

COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO DE SONETOS APRENDIZ DA PALAVRA DO POETA ESIO

RECEBA ATUALIZAÇÕES NO SEU E-MAIL

Entre com seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

22 de setembro de 2012

ROMARIA A PIRAPORA

Foto de Esio em Romaria Pirapora 1981

 

 Romaria a Pirapora

 

Hoje não vou tecer comentário sobre personalidades de nossa cidade. Vou dar uma quebrada no ritmo para falar de uma paixão que me acompanha desde a juventude. É a tradicional Romaria que faço com outros amigos desde 1968. Espero que gostem.

 Pirapora entrou em minha vida na infância. Idos de 1965, quando eu via jovens de cabelos compridos, e barba por fazer durante o período da Semana Santa. Não era normal, pois jovens se barbeavam quase que diariamente e cortavam os cabelos a cada quinze dias. Eu ficava sabendo o motivo dessa atitude que era pagar promessas indo de Piracicaba a Pirapora em romaria e a pé. Jovem aventureiro e sonhador eu não esperei muito para fazer minha primeira caminhada, que no próximo dia 17, quando estiver de partida, estará se repetindo pela 44a vez, sempre acompanhado pelo Pedrão Brancalion que convenceu meus pais que tal aventura não continha perigo. E ele até hoje é meu fiel amigo. 

Oito horas em ponto iniciaremos nossa caminhada. Perto das onze da manhã estaremos em Rio das Pedras, (12km) treze horas em Mombuca (11km) e dezesseis horas em Capivari, (12km) onde iremos descansar. Na segunda sairemos de Capivari ainda na manhã, almoçaremos em Samambaia (16km) e à tardinha chegaremos a Salto (19km) , para um banho, um bom jantar no Bar do Laércio e dormir.

 

Na terça-feira sairemos cedo de Salto e chegaremos ao Camping na hora do almoço (12km) Aí é nosso descanso pleno mesmo. Como não temos pressa para nada, somente na quinta-feira iremos sair cedo, chegar a Cabreúva (16km) e à tarde alcançar Pirapora (24km) perfazendo um total de no máximo 120km bem esticadinhos.

Dizer que não há cansaço é mentira. Sim, é cansativa tal viagem. Algumas bolhas de água podem acontecer nos pés, bom levar um protetor solar e chapéu, pois a coisa pega mesmo. 

Mas nada deixa de ter encanto, alegria, amizade. Descontração pura mesmo. O caminho do Atalho, na Serra do Japi é uma beleza ímpar. Caminhar à margem do Rio Tietê mesmo poluído, mata nativa, amigos muitos, bastantes famílias oferecendo almoço a todos os Romeiros, água, laranja, sanduíche, café, sucos. Isso é impagável. Risadas, piadas, reflexão, reza, crença, fé. 

O cansaço se supera. Uma noite de sono é fundamental para a caminhada do dia seguinte. 

Anos passados as caminhadas eram mais disputadas e mais jovens ou não tão jovens a faziam. Hoje a mesma perdeu seus encantos, parece, e a juventude não a faz mais, pois outros mil atrativos são mais interessantes do que colocar os pés na estrada e caminhar 120 km.  

Mas é um momento de reflexão. A Semana Santa parece que nos pede isso. Assim temos feito desde nossa juventude, que já vai um tanto longe...

Lendo essa croniqueta ficou com vontade de fazer nossa loucura, se juntar à nossa turma na caminhada Piracicaba-Pirapora a pé? Gostaria de se aventurar por estradas de terra, beber água de poço, fresquinha, descansar sobre uma sombra deliciosa, caminhar mesmo sob um sol escaldante, numa estradinha vicinal ladeada por canaviais, plantação de tomates, chão de areia ou barro, ah, isso é mesmo uma deliciosa aventura.

Muitos eu bem sei, que têm vontade, mas não tem companhia, não sabem o que levar... Mas o convite aqui vai: telefone envie um e-mail ainda hoje vamos marcar de andar juntos.  

Esqueça os afazeres monótonos do dia a dia, a mesmice frugal. Venha descobrir as delícias de amizades simples, de noites tagarelas, de andar entre floresta, de se deliciar com um banho no rio. Vamos juntos. Dia 17 junte-se e venha partilhar um pouco de sua vida com nossa vida. Faremos o mesmo. E vamos rir muito. Não importa a idade, se é homem ou mulher. Vamos juntos.


Esio Antonio Pezzato

0 COMENTE AQUI:

Minha Ana Maria e Sissi

Apresentação Poema "O Evangelho Segundo Judas Ish-Kiriot" Loja Maçônica Acácia Barbarense

ARQUIVO

PESQUISAR ESTE BLOG

..

ADMINISTRADORES